quarta-feira, 30 de abril de 2014

R.P.G - Game Didático

     RPG – Colégio Bal


DEFINIÇÃO DE RPG: Significa “ROLE PLAYING GAME” ou em simples tradução “JOGO DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS E PERSONAGENS”. A modalidade que será utilizada de forma pedagógica pelo colégio Branca Alves será o RPG de mesa:

RPG DE MESA “TABLETOP / PEN AND PAPER”:  Nesta modalidade, o “Mestre De Jogo” (Game Master) narra uma história na qual cada jogador controla as ações de uma personagem, encenando-a em sua própria imaginação e descrevendo suas ações aos outros jogadores.
    O mestre cria os cenários, a história de fundo, todos os outros personagens (NPC / Non Player Character), as situações e planeja um fim, porém, assim como na vida real, cada personagem tem sua própria capacidade de mudar o final da história, agindo sobre ela, podendo ter sucesso ou não.

O RPG E SUA CONCEPÇÃO DIDÁTICA: Devido a suas regras, que utilizam a matemática, cálculos e dados não convencionais para determinar as ações (3, 6, 8, 10 e 20 lados), o RPG, apesar de ser classificado como jogo, não possui VENCEDORES ou PERDEDORES, já que a história ocorre de maneira contínua, permitindo que os jogadores corrijam suas falhas durante a mesma sessão (os períodos de tempo no qual o RPG está sendo jogado são chamados “sessões”, “aventuras” ou campanhas), sendo auxiliado ou não pelos outros jogadores. Trata-se de um jogo social que simula aspectos da vida real, é capaz de promover através de uma didática divertida:

·         Desenvolvimento das capacidades de liderança e autoconfiança;
·         A integração dos alunos, através do trabalho em equipe;
·         Exercício do senso crítico, proporcionado pela tomada das próprias decisões após análise das situações;
·         Desenvolvimento da criatividade e capacidade imaginativa.
·         Estudo de sociedades, utilizando-as como ambiente do RPG. A Disciplina de HISTÓRIA é muito solicitada, pois exige que o aluno conheça diferentes civilizações e culturas. Além disso, algumas aventuras podem se passar em diversos tempos históricos (Antiguidade, Período Medieval, Período moderno e Contemporâneo).
·         Estudos em GEOGRAFIA utilizando o meio em que vivemos: Será estimulado também o conhecimento do espaço geográfico, aspectos da natureza, lugares, capitais e etc.
·          SOCIOLOGIA E FILOSOFIA: por diversas vezes o jogador pode se deparar com aspectos de nossa sociedade, como pobreza, valores, distribuição de renda, ética, moral, preconceito. Exigindo que o personagem se posicione diante dos diferentes aspectos.
MATEMÁTICA: treinar os procedimentos para a realização de cálculos (mental ou escrito) das operações entre frações. Ampliar a compreensão sobre as operações quando utilizada sobre frações (quando estas podem ampliar e quando podem reduzir o valor e em quanto). Desenvolver o raciocínio do cálculo mental e de aproximação, tendo em vista que os testes para a criação das estratégias para a passagem dos obstáculos seriam mais difíceis de se fazer no caderno até o final do jogo. Compreender o significado das frações quando utilizadas em expressões. Iniciar a compreensão de variáveis e incógnitas.
ARTE: também exige um processo cultural e artístico dos alunos, exigindo interpretação e criação de um personagem.

FINALIZANDO: os objetivos de cada campanha de RPG, didático ou não, são diversos, compreendendo um cunho social, emocional, interativo ou intelectual. Também estimula de forma didática e divertida diversas áreas do conhecimento utilizadas em sala de aula de um jeito divertido a partir da interação entre os alunos.

Bom divertimento e aprendizado!

Raphael G. Norberto
Prof. História / Filosofia
Coordenação Fund. II & Projetos Culturais
 colegiobalfund2.blogspot.com
centrocultural.bal@hotmail.com


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