RPG – Colégio Bal
DEFINIÇÃO DE RPG: Significa “ROLE PLAYING GAME”
ou em simples tradução “JOGO DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS E PERSONAGENS”. A
modalidade que será utilizada de forma pedagógica pelo colégio Branca Alves será o RPG de mesa:
RPG DE MESA “TABLETOP / PEN AND PAPER”: Nesta
modalidade, o “Mestre De Jogo” (Game Master) narra uma história na qual cada
jogador controla as ações de uma personagem, encenando-a em sua própria imaginação
e descrevendo suas ações aos outros jogadores.
O mestre cria os cenários, a história de fundo, todos os outros
personagens (NPC / Non Player Character), as situações e planeja um fim, porém,
assim como na vida real, cada personagem tem sua própria capacidade de mudar o
final da história, agindo sobre ela, podendo ter sucesso ou não.
·
Desenvolvimento
das capacidades de liderança e autoconfiança;
·
A
integração dos alunos, através do trabalho em equipe;
·
Exercício
do senso crítico, proporcionado pela tomada das próprias decisões após análise
das situações;
·
Desenvolvimento
da criatividade e capacidade imaginativa.
·
Estudo
de sociedades, utilizando-as como ambiente do RPG. A Disciplina de HISTÓRIA é muito solicitada, pois exige
que o aluno conheça diferentes civilizações e culturas. Além disso, algumas
aventuras podem se passar em diversos tempos históricos (Antiguidade, Período
Medieval, Período moderno e Contemporâneo).
·
Estudos
em GEOGRAFIA utilizando o meio em
que vivemos: Será estimulado também o conhecimento do espaço geográfico,
aspectos da natureza, lugares, capitais e etc.
·
SOCIOLOGIA E FILOSOFIA: por diversas vezes o jogador pode se deparar com aspectos de
nossa sociedade, como pobreza, valores, distribuição de renda, ética, moral,
preconceito. Exigindo que o personagem se posicione diante dos diferentes
aspectos.
MATEMÁTICA: treinar
os procedimentos para a realização de cálculos (mental ou escrito) das operações
entre frações. Ampliar a compreensão sobre as operações quando utilizada sobre
frações (quando estas podem ampliar e quando podem reduzir o valor e em
quanto). Desenvolver o raciocínio do cálculo mental e de aproximação, tendo em
vista que os testes para a criação das estratégias para a passagem dos
obstáculos seriam mais difíceis de se fazer no caderno até o final do jogo. Compreender
o significado das frações quando utilizadas em expressões. Iniciar a
compreensão de variáveis e incógnitas.
ARTE: também exige um processo cultural e artístico dos alunos, exigindo interpretação e criação de um personagem.
FINALIZANDO: os objetivos de cada campanha de RPG, didático ou não, são
diversos, compreendendo um cunho social, emocional, interativo ou intelectual. Também
estimula de forma didática e divertida diversas áreas do conhecimento
utilizadas em sala de aula de um jeito divertido a partir da interação entre
os alunos.
Bom divertimento e aprendizado!
Raphael G. Norberto
Prof. História / Filosofia
Coordenação Fund. II & Projetos Culturais
colegiobalfund2.blogspot.com
centrocultural.bal@hotmail.com
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