segunda-feira, 28 de abril de 2014

CINEMA EM DEBATE - NA HORA DA ZONA MORTA - 25/04

 CINEMA EM DEBATE.

Dia 25/04 o Colégio Branca Alves de Lima estreou seu mais novo projeto Cultural, o "CINEMA EM DEBATE". que visa integrar Pais, Alunos, professores e amigos. Como sempre, nosso objetivo incentivar o pensamento crítico e filosóficos dos nossos alunos, contribuindo para sua formação intelectual, trazendo uma discussão calorosa sobre filmes polêmicos que geram sempre um saudável debate entre os participantes.


Para o 1º filme escolhemos um 
grande clássico:Na Hora da Zona Morta, livro de  Stephen King lançado (1972). Foi filmado em 1983, dirigido por David Cronemberg e estrelado por Chistopher Walken.


Sinopse: Jonny Smith é um simplório professor secundário, acorda de um coma de cinco anos aparentemente sem sequelas, a não ser por uma área de seu cérebro danificada, que o impede de reconhecer certos objetos. Os médicos dão a essa área o nome de zona morta.
Mas a zona morta abriga muito mais do que memórias esquecidas. Por conta dela, Johnny desenvolve o poder de prever o futuro. Isso támbem é sua condenação - nela cresce um tumor que rapidamente suga suas energias.
Após conhecer Greg Stillson, um inescrupuloso candidato a deputado, Johnny tem terríveis visões do político como presidente dos Estados Unidos e o país mergulhando numa guerra nuclear. Perturbado, ele terá que enfrentar o difícil dilema: sofrer em silêncio, sabendo das tragédias que virão, ou matar Stillson, numa desesperada tentativa de impedir a catástrofe prenunciada.


                  Questões:

01) Como a sociedade analisa quem possui um "Dom" desse tipo?

02) Você acha que a atitude final do personagem foi correta?

03) Escreva um texto ilustrando seu posicionamento mediante as diversas situações que o filme tras:

04) Que tipo de discussões e pensamentos podem ser analisados?

05) Em que os projetos: Cinema & Debate, Café Filosófico e Teatro Para todos podem contribuir para sua formação?

06)Você ficou com vontade de ler o livro?




Nenhum comentário:

Postar um comentário