sexta-feira, 16 de maio de 2014

ALUNO NOTA DEZ - Gustavo M. Rossi (16/05/2014)


Prova do Livro "O Poeta que Fingia"

01) Explique o título do livro?

R. O próprio Fernando Pessoa no livro fala a João Fernando uma coisa curiosa sobre os poetas, que é: O Poeta é um fingidor que finge tão bem que chega a fingir que dor a dor que deveras sente. Ele diz que o poeta finge tudo, até um sentimento e uma emoção. O importante para o poeta não é expressar um sentimento real e sim convencer o leitor que é real.

02) Ao partir de Lisboa em direção a Durban, na África do Sul, Fernando Pessoa (...) experimentava um sentimento "ambíguo de tristeza e alegria". Explique por que?

R. Estava triste por ter que deixar sua terra natal de que gostava tanto, porém estava feliz de ir a África do Sul, um lugar desconhecido, que só conhecia por fotos que o padrasto lhe mandava e que a tanto tempo excitava sua imaginação.

02) Fale sobre as principais características dos seguintes personagens:

A) Maria do Carmo
B) Fernando Pessoa
C) João Fernando
D) Pedro de Alcântara
E) Mariana

R. Maria do Carmo é uma mulher dócil, amável e de ótimo coração. É "baixotinha", gordinha e cozinha como ninguém.
Fernando Pessoa é um poeta magro e de finos bigodinhos. É um homem solitário que em sua infância preferia os amigos imaginários as pessoas reais. Suas poesias eram um tanto melancólicas. 
João Fernando é um garoto muito esperto que se dedicava a escola, porém, depois que sua mãe (Mariana) morreu teve de começar a trabalhar. Amava ler, seus livros eram a única coisa que lhe tirava de sua vida de miséria e recriminações de seu pai (Pedro de Alcântara).
Pedro de Alcântara é um "malandrão" que trabalhava em uma mercearia, mas preferia as tascas vagabundas ao martelo e o prego. Era pai de João Fernando e marido de Mariana.
Mariana era uma mulher muito dedicada e honesta, ela que  colocava comida na mesa de João Fernando e Pedro de Alcântara. Morreu após a partida do irmão.

03) Faça um breve resumo sobre toda a narrativa. E não se esqueça de colocar o desfecho.

R. Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, porém teve que sair de Lisboa para ir a África do Sul, por causa de sua mãe (Maria Madalena) que se casou novamente com um general de Durbam. Fernando Pessoa voltou a Lisboa aos 17 anos. João Fernando é outro garoto que faz parte desta história, morava logo após o Rio Tejo, que ligava a cidade ao centro de Lisboa. Morava com a sua mãe Mariana e seu pai Pedro de Alcântara. Logo depois da ida do seu tio ao Brasil, sua vida piorou, depois sua mãe morreu de Derrame Cerebral. Sendo assim, seu pai Pedro de Alcântara, um "vagabundo" o forçou a trabalhar em um restaurante onde arrumou laços de amizade com o dono Sr. Pereira e com um freguês que habitava o restaurante, Fernando Pessoa. Apesar  da vida de João Fernando estar muito ruim, adorava os encontros com Fernando Pessoa, onde aprendeu muito sobre literatura em geral. Durante essa fase Fernando Pessoa criou três heterônimos que tinha vida e personalidades diferentes. Apesar de gostar dos encontros com Fernando Pessoa sua vida com o pai estava ruim. Porém ao encontrar uma carta do tio e viajou para o Brasil.

04) Selecione um dos poemas transcritos no livro e crie, neste espaço, um texto seu, que dialogue com o poema escolhido por você.

Ode Triunfal (pg. 189.)

R. O Autor Alvaro de Campos é uma pessoa contemporânea que em seu poema sem rimas retrata muito bem o contemporâneo. Em Ode Triunfal ele fala das maquinas, dos automóveis, dos canhões, metralhadoras, submarinos, aeroplanos e etc. As vezes chega a ficar tão entretido em seu poema que chega a se exaltar, tem momentos que chega a gritar, berrar, parecendo um louco gritando com o poema. Acho também bastante esquisito os barulhos que usa para retratar as maquinas (Huprilá, He-lá, He-Hó, H-o-o-o!, Zzzzzzz). Acho alguns termos e expressões que ele usa desnecessários pois não são dignas de um poema.

Por que tanta exaltação.


Comentário Prof. Janaína Estremaço (Língua Portuguesa)

    "Fico imensamente satisfeita em corrigir provas como esta!

    O aluno Gustavo Martins Rossi além de demonstrar muita sensibilidade, revela sua capacidade de ler e interpretar de modo singular.
     Isso me  motiva! Faz-me acreditar plenamente que ensinar Língua Portuguesa é um desafio que vai muito além do ensino da gramática, mas sim do despertar para a literatura."












Nenhum comentário:

Postar um comentário